-
Arquitetos: Taller|A arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Luis Gordoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada num terreno densamente arborizado, o que o submete a restrições ambientais e naturais em termos de projeto: é uma casa que respeita as árvores existentes e a implantação da edificação teve impacto mínimo no entorno.
Materiais foram escolhidos para olhar para a floresta em busca de uma imagem calma e sem alarde, as paredes foram construídas com taipa (terra batida) e o uso de madeira dá a casa uma harmonia delicada com o ambiente natural, além de suprir as necessidades de ar-condicionado, é um material abundante no local.
A planta da casa se desenvolve lineramente, em apenas um pavimento. Possui grandes portas de correr em vidro que fazem a ligação interior e exterior, incorporando as árvores ao redor para dentro da casa; a superfície ocupada por ela já era livre de vegetação e auxiliou a determinar a localização e a forma da casa. Sua implantação se dá paralela ao solo, aproveitando áreas onde não haviam árvores. A casa foi erguida em relação ao terreno para evitar problemas com umidade e dar uma maior sensação de leveza, contrapondo com as paredes em pedra natural.
O projeto possui geometrias simples, sem elementos de ornamentação extravagantes; a pureza da estrutura não é apenas formal, também serve para conciliar o projeto com o meio ambiente e o uso adequado da casa: privacidade, vistas e ar-condicionado.
Sistemas automatizados foram projetados para minimizar o cunsumo de energia; a água da chuva é armazenada e processada para o consumo dentro da casa, além de ser aquecida por painéis solares. As águas cinzas e negras também são tratadas antes de serem descartadas no solo e a eletricidade é obtida de células fotovoltaicas e luminárias com LED completam um sistema de economia de energia.